Apesar do tamanho reduzido, o Kurumin Light conserva o KDE, os ícones mágicos e scripts, uma volta aos velhos tempos. Estão incluídos também o Konqueror, Kaffeine e uma pequena lista de aplicativos. A partir daí, você personaliza o sistema a seu gosto, usando o apt-get e os ícones mágicos.
Em relação ao Kurumin “regular”, o Light não inclui o suporte a impressão, suporte a scanners, módulos de aceleração 3D para as placas de vídeo, suporte a java, OpenOffice e a maior parte dos outros aplicativos. Naturalmente, tudo pode ser instalado manualmente via apt-get, mas se você precisa destes recursos, é muito mais simples utilizar a versão regular do Kurumin, que já vem com tudo instalado.
Por incluir menos bibliotecas de programas, o tempo de boot e desempenho geral do sistema é melhor e a instalação no HD mais rápida. Ao ser instalado ele ocupa apenas 500 MB, tornando-se uma versão ideal para quem prefere começar com um sistema minimalista e ir instalando os programas que usa posteriormente.
Toda a estrutura básica do sistema foi mantida, incluindo as ferramentas de configuração, drivers e o Clica-aki. Graças ao uso do UnionFS, você pode instalar aplicativos adicionais usando o apt-get, ou através dos ícones mágicos, mesmo com o sistema rodando do CD (desde que seu micro possua memória suficiente disponível).
Dica: Para para instalar em micros antigos, use a opção “kurumin desktop=install” na tela de boot. Ela faz com que o sistema carregue o instalador diretamente, sem passar pelo KDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário