Clube mineiro conquistou o título no intervalo, ao final da vitória do Criciúma sobre o Atlético-PR; equipe foi campeã com quatro rodadas de antecedência, igualando feito do São Paulo, em 2007; mesmo assim, fechou o campeonato com chave de ouro, ao marcar 3 a 1 sobre o Vitória, em Salvador
247 – Não foi preciso chegar ao fim da partida para que o Cruzeiro pudesse comemorar o tricampeonato brasileiro. Ao descer para o vestiário, no intervalo, os jogadores se reuniram para assistir ao final da vitória do Criciúma sobre o Atlético-PR.
Mesmo atuando todo o segundo tempo com o título assegurado, a equipe mineira mostrou vontade e competência para ganhar mais uma partida no Barradão, em Salvador, por 3 a 1 sobre o Vitória.
A equipe mineira foi campeã com quatro rodadas de antecedência, igualando feito do São Paulo, em 2007.
Até o jogo do título, a equipe mineira marcou 72 gols em 34 partidas (média superior a dois tentos por duelo) e sofreu apenas 30 (menos que um por confronto), com um incrível saldo de 42 gols. O suficiente para somar 23 vitórias e um irretocável aproveitamento de 71%.
HISTÓRIA
Cruzeiro Esporte Clube é uma associação polidesportiva brasileira, com sede em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Fundado em 1921 com o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália, foi rebatizado para seu nome atual em 1942 - em referência ao Cruzeiro do Sul - por imposição do governo federal à época proibiu o uso no país de quaisquer símbolos de Alemanha, Itália e Japão, nações inimigas do Brasil no contexto da Segunda Guerra Mundial.
O Cruzeiro Esporte Clube tem oficialmente a maior torcida de Minas Gerais e a 4ª maior da região sudeste. Em Minas Gerais, o clube rivaliza com o Clube Atlético Mineiro e no Brasil com outros gigantes, especialmente os grandes times gaúchos, cariocas e paulistas e possui um retrospecto de confrontos titânicos com seus rivais.
Reconhecido como um dos maiores clubes do futebol brasileiro e internacional, o Cruzeiro foi duas vezes vice-campeão mundial e tem no seu currículo continental dois títulos da Copa Libertadores da América, dois da Supercopa da Libertadores, um da Recopa Sul-Americana, um da Copa Ouro e um da Copa Master da Supercopa.
No âmbito nacional, o time celeste detém duas conquistas no Campeonato Brasileiro (uma delas com a Taça Brasil) e quatro da Copa do Brasil, além de ter sido em escala estadual 36 vezes campeão mineiro e as Copas Sul-Minas e Centro-Oeste em âmbito regional. Foi a primeira e única equipe brasileira a conquistar a tríplice coroa nacional, tendo vencido um campeonato estadual, uma Copa do Brasil e um Campeonato Brasileiro na temporada de 2003. Em um ranking entre clubes da América do Sul, a IFFHS elegeu o Cruzeiro como o melhor clube brasileiro do século XX.
Nesse ano, mais precisamente nessa quarta-feira(13/11) eu, Neidson Guedes Mateus comemorei com muito orgulho o Tricampeonato Brasileiro do meu amado Cruzeiro.